sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

teorias - o stress

«O estresse é positivo quando ligado à emoção de realizar coisas, à emotização com que visualizamos um resultado, pois nesse caso ele traz energia.
Quando a pessoa tem objetivos corretamente estabelecidos, vai atrás dos resultados, age com determinação, o estresse criado é muito bom, mesmo porque não dá chance a que o mau estresse apareça.
O estresse é negativo quando é resultado de preocupação, de dúvida, incerteza, insegurança; enfim, de ansiedade»

Havendo falta de objectivos REAIS, os quais poderiam ser criados, depois de trabalhados os 'problemas' que te afligem, todo o teu plano interno foca-se para expectativas e sonhos que, não sendo irrealistas, levam tempo e obrigam à construção de um caminho que, em abono da verdade, já começou a ser construído, mas está longe dos resultados que deveriam ser os cumpridos a esta altura da tua vida. 
Sem grandes dramas, é necessário fazeres planos exequíveis e concretizá-los. Criar planos B's, uma vez que qualquer ser sensato sabe que nem sempre os objectivos são alcançados. Não é que me falte arriscar, falta-me antes pisar o terreno. 
A explicação acima prende-se com o facto de, enquanto estudava, deparei-me com o esforço com o qual me deparava para estudar. Stress desnecessário e que não me leva a apreender conceitos nem conhecimentos. Sei que a única maneira que tenho de ter boas notas é estudar com antecedência. Agora, é baixar expectativas e fazer com que tenha boas notas, as necessárias para cumprir os meus objectivos. Já que, dado o âmbito do estudo, não me será permitido ter bom stress, então, o melhor a fazer é eliminá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário