sexta-feira, 4 de novembro de 2011

marketing - perfil do consumidor phar

fui hoje às compras. reparei que o ingrediente principal delas é o chocolate. no entanto, quando escolho os produtos que coloco no cesto, não vou à procura de chocolate.

a escolha dos produtos que levo, normalmente, tem em consideração as necessidades que me suprem. assim, quando compro leite com chocolate, estou a pensar no lanche ou num break, antes do almoço, no qual tenho fome. mas, dado que já lanchei há algumas horas, é estranho que me lembre de comprar leite com chocolate se, às 9 da noite, nem me passa pela cabeça bebê-lo, para não correr o risco de perder o sono. agora que penso, é mais o hábito de comprar o leite, aliado ao facto de passar pelo corredor 3 dos lacticínios (no qual, a cor predominantemente branca, mais as paletes de leite que sobressaem no corredor, mais a largura do mesmo, maior que o normal) me faz buscar o nesquik.

isto é o que me faz ir buscar os 3 pacotinhos de leite. mas o que me levou a preferi-lo foi algo diferente. engraçado foi reparar que, por baixo dos nesquik, encontravam-se as garrafas de colacao com cereais, o qual também aprecio (e, quando experimentei, até preferi). ainda pensei em levá-los mas só poderia fazer uma escolha. fiz a escolha do costume. mas não só por hábito: tenho a ideia de que os colacao são mais caros, têm uma quantidade de leite que é mais do que aquela necessária para acompanhar o pão, no lanche (a ideia de que, ao acabar de lanchar, ainda tenho de esvaziar a garrafa do leite chateia-me) e tem um sabor tão próprio que fica melhor sozinho. ou seja, as garrafas de colacao não são para o lanche, são para beber quando existe um ratinho. e eu não vou gastar mais dinheiro num produto que servirá para suprir necessidades esporádicas.

parece idiota, mas idiota seria não conseguir definir o porquê de escolher determinada marca em detrimento de outra. e como consigo, sou um génio.

mas, e porquê o nesquik? fácil, fácil. em termos de produto, percebo-o como tendo mais chocolate e gosto do sabor de canela. a cor amarela do seu pacote, uma cor quente, transmite mais a ideia de chocolate (também de uma cor quente) do que um leite achocolatado da mimosa (branco e verde - lembra-me puramente leite branco - definitivamente, não); depois, em termos de comodidade, serve para qualquer altura do dia (excepto à noite) e para qualquer situação na qual precise de fazer uma pausa para recuperar a concentração. ah e fundamental: não me enjoa. é daquelas marcas que não deixa o sabor na boca por muito tempo. se há coisa que prescindo é de ter de ir lavar os dentes depois de comer um snack.

olhando para esta minha singela opção de consumo, percebo que a minha mente age como se eu fosse meio deficiente mental. transmite-me a ideia de um ser decadente que vê no seu pacote de leite amarelo o último refúgio de uma vida monótona. é como um cigarro que não faz mal, apenas pode deixar mais tempo acordado, por causa do cacau.

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